Selecta Mood: Jah Alleh (Mozziyah Hi Fi)

O Selecta Mood dessa semana traz a lista das dez mais por Jah Alleh, do Mozziyah Hi Fi. Alexandre Costa começou a ouvir reggae muito cedo por influência do pai, que apresentou a ele muito do lado jamaicano dos anos 70.
“No ano de 2000 guanhei um case com uns 300 cd’s do meu pai com muita coisa linda, tudo muito organizado com capas e contra capas, era tanta coisa forte que eu não queria saber de nada quando abria aquele case, albúns da década de 70 e 80 tudo jamaicano, aquilo foi o início de uma nova era pra mim, meu pai conhecia muita coisa mas não pesquisava muito sobre os artistas, letras, produções, o que ele gostava era de garimpar cd’s e fitas k7 por toda parte e ouvir, isso me fez começar a pesquisar as paradas sobre o ritmo que ele mais gostava da música jamaicana chamado ROCKERS”.



Em 2001 Jah Alleh fundou o Hail HIM Sounds (“Hail HIM = Haile selassie his imperial majesty”, explicação do nosso Alleh). “Desde então proporcionava festas tocando os clássicos da música rockers em sua casa mesmo, num cantinho chamado de “Darkroom”. O intuito desde então era chamar a rapaziada da comunidade para ouvir o case de cd’s com as pedras e trocar informações com quem já conhecia os clássicos.” Em 2005, ele começou a trabalhar na rádio 105fm como DJ para o programa Encontro das Tribos, mas como a proposta do som fugia um pouco do que ele costumava tocar, preferiu continuar seu trabalho em festas paulistanas. Desde então J.*Alleh trocou o case de cd’s por um acervo de discos raros 7″, 10″ e 12″ polegadas da década de 70 e 80 e focou seu trabalho em festas de soundsystem selecionando seus discos com uma galera que faz o mesmo trabalho até hoje como Yellow P (Dubversão), Jurassico (Y&M), Stranjah (Moa anbessa & Reggaematic crew), Quilombo hi fi, High Public Crew, Pylon (AML) e outros.

Hoje Alleh hoje foca o trabalho em seu sistema de som próprio, o “Mozziyah Hi Fi” (curiosidade: o Mozziyah faz referência à Marcus Mosiah Garvey), e o intuito é continuar fazendo festas no estilo 70’s, nos moldes originais de época.

(por Dani Pimenta)

Quer conhecer os dez sons indispensáveis na opinião do Jah Alleh? Então se liga:

1 – Hugh Mundell – Great Tribulation

Hugh mundell pra mim sempre foi e sempre será a melhor voz da música rockers jamaicana, este tune é uma jóia rara que realmente vou levar pra vida toda, produzido por Augustus pablo e  mixado por King tubbys prensado no selo Message.

2 – Bob Andy – War in the City (1976)

“A guerra na Cidade “, uma melodia rockers ao estilo otimista infundido com chifres graves, lançado pela gravadora Jam Rock.
Sem muitos comentários pra esse som.

3 – Still Cool – What a Shame

“Que vergonha”, um clássico de 1977 que relata claramente a vergonha que o homem pobre passava e passa até hoje com o sistema corrupto. Som pra vida toda.

4 – Johnny Clarke – Dread Natty Congo

Gravado no Channel One, studio esse clássico de 77, é mais uma pérola gravada e mixada por Jammy’s e King Tubby’s. Johnny clarke é uma estrela do estilo rockers, todos seus sons de época são realmente muito bons, neste tune quem acompanha o supa star no drum and bass é a dupla sly & robbie. RUUFF!!!

5 – Gregory Isaacs – Party in the Slum

Gravado também no Channel One studio “Festa na favela” é um big clássico de 1978. Este ano Gregory fez muito sucesso com seu Lp “Cool ruler” um de seus álbuns mais lindo da época. Neste clássico sly and robbie também esta presente representando no ritmo que foi criado por eles…this is rockers!!

6 – Junior Delgado – Tonight

Este big tune gravado em 1979 é uma versão rockers do clássico rocksteady da década de 60 Keith & Tex – tonight, uma pérola para os apreciadores do ritmo rockers.

7 – Delroy Wilson – Get Ready

Esta é uma versão rockers do clássico rocksteady “Get ready” de 1967 por Delroy Wilson gravada também em 79 , um tune realmente sem preço. Esta versão foi gravada no Channel One Studio também com Sly and Robbie no drum and bass.

8 – Ronnie Davis – Nation Against Nation

Também gravado no Channel One Studio este é um dos clássicos de época de Ronnie davis, muito bem trabalhado no estilo Sly and Robbie, único nos anos 70.

9 – Junior Ross and The Spears – Rastaman Say

Big tune produzido por Tappa zukie mixado por King tubbys, música conciênte gravada no estilo militar justamente para ser tocada em sound system nas ruas de kingston JA. um lindo clássico do ano de 79.

10 – The Travellers – South Africa

Mixado por King tubby’s esse som tem uma letra muito linda e ao mesmo tempo bem forte, pedido de liberdade para África, cantado serenamente por um dos trios que marcou na época rockers style. The travellers possui canções maravilhosas dessa época, muito recomendado para quem gosta.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s