Selecta Mood: StranJah (Reggaematic / Moa Ambessa)

O Selecta Mood de hoje é com StranJah, da Moa Ambessa Sounds. StranJah é velho conhecido da cena, e um dos mais respeitados pesquisadores e colecionadores de música jamaicana (e não jamaicana também) atualmente.

StranJah

É formado em História Afro-Caribenha, e viaja por todo o mundo sempre buscando novos ingredientes e culturas para o seu já vasto caldeirão de conhecimentos. Cresceu em Paris, e em 1993 se mudou para Chicago e começou a explorar novos horizontes musicais. Formou o Moa Anbessa Sound System, junto aos seus companheiros JB e Iyah Marcus, que anos depois se espalharam pelo mundo, o que culminou com a vinda de Stranjah para o Brasil. Desde 1989, StranJah faz o trabalho de “garimpagem” de obscuridades e raridades de jazz, bossa nova, samba-rock, cumbia, temas de spaghetti western, kumina, jazz jamaicano, mento, calypso, ska, rocksteady e afrobeats, passando pelo hip-hop, El Son, Rub-A-Dub, funk e dancehall.

Aí fizemos aquela tradicional pergunta do Selecta Mood para o nosso convidado mais que ilustre: StranJah, quais são, na sua visão, os dez sons indispensáveis da música jamaicana?

1 – Don Drummond – Corner Stone

Um som militante que representa muito bem a alegria musical da ilha e sua raiz. O folklore esta ainda presente na melodia e quem não curte ouvir um ska e mimicar um dos instrumentos? Pa! PA! PA! Pa!

2 – The Techniques – Queen Majesty

Quando ouvi essa intro de bateria e piano tocando pela primeira vez achava que ia ser um som agressivo, logo depois esse fantastico “drum roll” entra um vocal fora desse mundo. ETERNAL classic!

 

3 – Larry Marshall & Alvin Leslie – Nanny Goat

A importância desse som faz com que qualquer fanático pelo gênero DEVA ter esse tune dentro do seu acervo!

4 – Burning Spear – Swell Headed

Na ativa ate hoje, a voz do Burning Spear é uma dessas que bate no meio do coração. Dry & Heavy.

5 – Lee Perry & Upsetters – Blackboard Jungle

De todos os dubs que existem, acredito que esse som em particular seja uma perfeita explicação musical do gênero. Delay, echo, bass, experimental, inovador e além de tudo, quem possui a prensa original desse fabuloso disco pode mexer na stereo e curtir apenas o grave virando o botão para o lado esquerdo ou só os demais intrumentos virando ele para o lado direito! Mágico.

6 – Dillinger – Stumbling Block

Esse disco é essencial para relembrar a famosa cena gavada na 17 North Parade, Randy’s no filme “Rockers”. Várias lendas estão dentro da loja se divertindo ao ouvir esse “novo” som do Dillinger, em particular o grande (e ainda magro) Bongo Herman vestido de amarelo fazendo seu skank!

7 – Gregory Isaacs – Love is Overdue

Gregory sem a menor dúvida era a voz do “sofredor do amor”,e é dificil escolher apenas uma certa música. Mas também quem pode competir com o Cool Ruler? Só ele mesmo.

 

8 – Early B – Visit of King Selassie

Rimas inteligentes do Early B fazem esse disco ser um dos mais importantes na história da música jamaicana. Em primeiro lugar pelo estilo vocal que revolucionaria o restante dos anos 80 e dominaria os “dancehalls”. Segundo, pelo fato do Early B contar um dia histórico na vida dos Jamaicanos nesse cabuloso riddim tradicional que é o “full up”. Gwaan!

9 – Super Cat – Si Boops Deh (Boops!)

A Bomba atômica de 1986 deixou Kingston literalmente HOT! Basta tocar esse disco numa festa para ver a reação instantânea das pessoas!

10 – Richie Spice – Earth a Run Red

Bem que o new roots explodiu, muito antes desse grande lançamento, com artistas como Sizzla, Capleton, Bushman, Luciano, Anthony B e Jah Mason entre outros. Aqui está um perfeito exemplo de um new roots num riddim original bem produzido e não um remake de um riddim classic. Sweet River Rock tem melodia e fica na cabeça!

(por Dani Pimenta)

Advertisements

5 thoughts on “Selecta Mood: StranJah (Reggaematic / Moa Ambessa)

  1. Pingback: Selecta Mood: Junior Ranks (Leggo Violence Posse) « groovinmood

  2. Pingback: Reunion of Dub SP: entrevista com Raunas (High Public) |

  3. Pingback: Agenda da Semana – 06/09 a 12/09/2013 |

  4. Pingback: Johnny Osbourne no Brasil |

  5. Pingback: Agenda da Semana – 13/09 a 19/09/2013 |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s