Brazilian Grooves: Cassiano

Um dos grandes precursores do soul brasileiro. Genival Cassiano dos Santos, paraibano de Campina Grande, mudou-se ainda muito pequeno para o Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo que trabalhava como ajudante de pedreiro aprendia com o pai a tocar violão e bandolim.

Considerado um dos maiores compositores da música brasileira, Cassiano entrou oficialmente para a vida artística aos 19 anos, como integrante do grupo Bossa Trio, que mais tarde passou a se chamar Os Diagonais. Faziam parte do grupo seu irmão Camarão, e os músicos Hyldon e Amaro, mas a formação sempre variou. Os Diagonais foram a banda de apoio de Tim Maia em alguns de seus discos, e Cassiano compôs sucessos cantados pelo síndico, como Padre Cícero, Você Fingiu, Amo Você e Primavera.

Em 1971, Cassiano lançou pela RCA Victor seu primeiro LP solo, “Imagem e som”, com as canções Ela mandou esperar e Tenho dito em parceria com Tim Maia. Em 1973, lançou pela Odeon “Apresentamos o nosso Cassiano”. Estourou em 1976 com a música A Lua e Eu, do LP “Cuban Soul”, e em 1977 repetiu o sucesso com a linda Coleção.

Sua carreira de intérprete foi interrompida em 1978, em decorrência da retirada de um dos pulmões. Porém continuou trabalhando a todo vapor como compositor, tendo suas músicas gravadas por artistas do quilate de Alcione, Gilberto Gil, Nana Caymmi, entre outros.

Cassiano, considerado o “pai do soul brasileiro” ao lado de Tim Maia, vive hoje no Rio de Janeiro.

(por Dani Pimenta)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s