Brazilian Grooves: Copa 7

“O Horace Andy do groove brasileiro”. É assim que o site Whatmusic classificou Damião, vocalista do Copa 7, fazendo uma alusão aos “poderes” vocais do artista jamaicanoMas o que foi o Copa 7? Por que praticamente não existem referências biográficas sobre esse espetacular grupo carioca de samba-rock? Como muitos dos incríveis artistas brasileiros, infelizmente o Copa 7 é uma das nossas riquezas musicais subestimadas por nós mesmos.

Uma das mais poderosas bandas de baile da década de 1970, o Copa 7 era composto por Lourenço e Damião no vocal, Lucio na bateria, Paulinho no baixo, Dionísio na guitarra, Manoel, Bunn e Cauê nos metais, e Geraldinho nos teclados.

Junto com as bandas Devaneios, Brasil Show e os grupos do baterista Joni Maza e do organista Ed Lincoln, o Copa 7 animou incontáveis bailes pelo Rio de Janeiro e ajudou a criar um tipo de samba-soul carioca, que é o suingue como nós conhecemos hoje.

O Copa 7 gravou apenas dois LP´s ( O Som do Copa volume 1, de 1979, e volume 2, de 1980) e um compacto, apesar de continuar na ativa até hoje animando as gafieiras cariocas. A primeira gravação deles é “Sabadá”, que foi lançada em compacto que é  raríssimo de se encontrar hoje em dia. A composição é de Ronaldo Barcelos.

Atualmente, o único integrante original da Copa 7 é o ícone Damião, e a banda ainda se apresenta nos bailes cariocas. É uma referência indispensável da nossa música.

“Sábado eu vou à festa em Madureira, sábado vou sabadar!”

(por Dani Pimenta)

Advertisements

2 thoughts on “Brazilian Grooves: Copa 7

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s